sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Belo Horizonte é Tudo de Bom!!

Belo Horizonte é minha cidade natal, então não tem como não gostar. Amo ser mineira, amo minhas Minas Gerais, amo um cafezinho com pão de queijo, um doce de leite com queijo, uma comidinha molhada" frango com quiabo", um por do sol, uma boa conversa, enfim para representar bem o que quero dizer nada melhor que o Mercado Central de BH . Quem vier para os lados de cá não pode deixar de conhecer.


Inaugurado em 1929, O Mercado Central ocupa uma área privilegiada na região central de Belo Horizonte. Reunindo cerca de 400 lojas que oferecem uma variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, laticínios e doces mineiros, o mercado conta, ainda, com artesanato regional, ervas e raízes medicinais, além de uma gama de serviços.

A tradição do lugar ganha respaldo com a comida típica mineira servida nos bares e restaurantes populares. Um dos pratos que merece destaque é o jiló com fígado, tira-gosto bastante apreciado pelos que não dispensam um pausa para uma cervejinha gelada. Alguns estabelecimentos famosos em Belo Horizonte ficam no Mercado Central. O Bar da Lora, com seus petiscos e sua cerveja gelada, ganhou o Comida di Buteco 2010.

Aos sábados, é uma tradição em BH que os restaurantes sirvam feijoada como prato principal. Dentre as melhores feijoadas da cidade está a do restaurante do Jorge Americano, um dos mais famosos torcedores do Mequinha em BH.

No meio de tanta diversidade, há espaço também para uma capela, aberta para visitação diariamente e onde são celebradas missas nas manhãs de domingo.

Até a década de 1970, foi o principal ponto de abastecimento da capital. De lá para cá, misturando memória com aspectos da vida moderna, o Mercado Central é mais do que uma grande feira: é um espaço descontraído de convívio social.

Veja um vídeo no youtube com Saulo Laranjeira e diversos personagens reais do Mercado Central de Belo Horizonte: Mercado Central de BH em verso e prosa.














Sempre no aniversário do Mercado Central tem uma bela cavalgada apreciada por um grande público, sem contar no enorme bolo que é distribuido para os convidados presentes.





Nenhum comentário: